Na última terça-feira (30/09), a Câmara Municipal de Ipubi realizou a 7ª Sessão Ordinária do segundo período legislativo, marcada por debates importantes e votações de grande relevância para o município.

O Projeto de Lei em regime de urgência foi aprovado por 7 votos favoráveis e 2 abstenções, autorizando a abertura de crédito adicional suplementar ao orçamento do município.

Na pauta dos requerimentos, o vereador Cezar Vicente teve aprovado, por 8 votos e 1 abstenção, o pedido para a construção de uma praça arborizada em frente ao cemitério do Distrito de Serra Branca. Já o presidente da Casa, vereador Damázio Pulquério, teve seu requerimento aprovado por unanimidade, solicitando a ampliação dos atendimentos do PSF Gameleira para o prédio da antiga Escola Manoel Atanazio, no Sítio Canastra. O requerimento foi subscrito pela Vereadora Janiueri que a convite do vereador Damázio apresentará coautoria do requerimento.

Durante os pronunciamentos, o líder da oposição, vereador Josivan Gesseiro, cobrou mais atenção aos garis, reivindicando melhoria nos EPIs e reajuste salarial. Em seguida, a líder do governo destacou ações da gestão municipal, como o início do Programa de Atuação de Terras, a implantação de ar-condicionados na Escola José de Siqueira Alves e a limpeza dos barreiros.

A vereadora Marinalva reforçou a importância de políticas voltadas à proteção e cuidado com os animais, enquanto os vereadores Gilson Rodrigues e Beta Nascimento relataram a visita à Casa de Apoio em Recife, elogiaram as obras de reforma e sugeriram a apresentação de um requerimento coletivo solicitando nova mobília para o local.

A sessão também abordou as reclamações sobre o abastecimento de água no município.

O presidente Damázio Pulquério destacou os esforços já realizados e reforçou que a população não pode pagar por um serviço que não recebe, defendendo uma nova audiência pública com a Compesa e afirmando que a governadora precisa intervir e ajudar o povo de Ipubi.

Texto: Franciana Oliveira

Foto: Arton Sampaio